Na próxima segunda-feira, dia 17 de Fevereiro, celebramos o aniversário de 110 anos de emancipação politico-administrativa de nossa amada cidade.
O nome ITAGUAÇU, derivado dos vocábulos ITA (QUE SIGNIFICA PEDRA), GUAÇU (GRANDE), outrora denominado de Nossa Senhora da Boa Família foi colonizado à partir do ano de 1822, com a chegada das primeiras famílias italianas que nele se estabeleceram. Também contribuíram para o desenvolvimento do município os colonos alemães que vieram para Itaguaçu no fim do século dezenove. Os imigrantes fixaram-se às margens do Rio Santa Joana e seus afluentes. Por volta dos anos de 1875 à 1880 a comunidade de Boa Família foi aumentando com a expansão de propriedades agrícolas e teve início o povoado, que deu origem à nossa cidade. Na ocasião, ainda pertencente ao município de Afonso Cláudio.
Os primeiros desbravadores daquela região foram os portugueses: José Theodoro de Andrade e Francisco José da Silva Coutinho. No ano de 1915 houve o desmembramento do município de Afonso Cláudio.
A emancipação de nosso município é um marco histórico, que deve ser repassado de geração a geração. Na era da tecnologia é de suma importância reafirmamos este marco, que trouxe para a população na época o sentimento de esperança para um novo recomeço. Que sejamos pedras grandes capazes de vencermos todos os obstáculos e mantermos firmes a luta para conquistarmos novos sonhos, novas realizações e assim continuar reescrevendo a nossa própria história.
Parabéns Itaguaçu pelos seus 110 anos de emancipação político-administrativa.
Um grande abraço a todos Itaguaçuenses.
Cristian Casagrande Hanstenreiter
Presidente da Câmara Municipal de Itaguaçu
Publicado em sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025
Atualizado em sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025
Avenida 17 de Fevereiro, 324
Centro, Itaguaçu/ES - CEP: 29690-000
Telefone: (27) 3725-1255
E-mail: ouvidoria@camaraitaguacu.es.gov.br ou cmitaguacu@hotmail.com
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 15h
Dia e Horário das Sessões Plenárias:
Todas as segundas-feiras às 18h00 no Plenário da Câmara